BOLSA DE VALORES SOCIAIS
“Semeando o futuro” - Um projecto de Negócio em que crianças e jovens em desvantagem são discriminadas positivamente!
O Instituto de Surdos Mudos da Imaculada Conceição em parceria com o Jardim Botânico e a Câmara Municipal de Lisboa lança mãos à obra para fazer nascer uma verdadeira horta urbana. Esta iniciativa inovadora vai criar emprego e garantir receitas à Organização através da venda dos produtos cultivados.
O projecto “Semear o futuro” é uma resposta inovadora e terapêutica para as pessoas portadoras de deficiências auditivas e autismo. A formação, o contributo terapêutico da hortofloricultura e o potencial de negócio deste tipo de sementeira são os três pilares desta iniciativa.
O Instituto de Surdos Mudos da Imaculada Conceição conta com uma experiência comprovada na produção de plantas aromáticas, condimentares e outros produtos alimentares, uma vez que já a assegura para consumo interno dos jovens e da equipa técnica da instituição. A grande inovação do reside agora na perspectiva de empregabilidade dos utentes e outros jovens com deficiência, sinalizados através do Instituto de Emprego e Formação Profissional e Rede Social, e na garantia de uma fonte de receitas que possa vir a garantir o futuro desta Organização Social.
O Instituto de Surdos Mudos da Imaculada Conceição foi criado há mais de 70 anos pela Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada. Dedica-se ao ensino e educação de crianças e jovens surdos bem como a sua integração na sociedade, tendo mais recentemente alargado a sua actuação a crianças e jovens autistas ou com outras dificuldades de desenvolvimento. A instituição trabalha actualmente com 60 jovens e possui um Centro de Actividades Ocupacionais.
O ensaísta Júlio Verne escreveu no passado: “É porque se espalha o grão que a semente encontra um terreno fértil”. O instituto de Surdos Mudos Imaculada Conceição já semeou a ideia e espera em breve que todos possam colher desta horta urbana um verdadeiro exemplo de inovação social.